domingo, 21 de agosto de 2011

História Permanente do Cinema - Johnny Guitar

Palácio das Artes, Cine Humberto Mauro 
11 de Agosto de 2011




           O Filme Johnny Guitar que faz parte da programação do mês de Agosto do Cine Humberto Mauro, que fica no Palácio das Artes, ocorreu no dia 11/08 as 17:00. O filme faz parte do evento HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA, nesse evento estão sendo apresentados obras clássicas decisivas das mais variadas escolas e tendências da historia do cinema mundial. Vienna é a dona de saloon na fronteira do Arizona, que é constantemente ameaçada pelos rancheiros que querem sua propriedade por causa da passagem da ferrovia.  Vienna chama o pistoleiro Johnny Guitar, para ajudá-la a manter os rancheiros afastados. Viena e Emma se confrontam numa última luta inusitada e mortal.

    
      O filme relata um cenário tipico de confins do velho oeste,com saloon ,duelos mortais, Cowboy e o " famoso bang bang" mais apesar de ser um filme típico nesses aspectos o que mais chama atenção e que apesar do título do filme  se referir a um personagem masculino (Johnny Guitar),o filme mostra a rivalidade mortal entre duas mulheres Vienna a teimosa dona do saloon, e Emma propietária de um banco e denfesora dos bons costumes da cidadezinha. Johnny Guitar mostra a mulher como sujeito na ação e não apenas como um objeto. No final do grande duelo os homens são meros coadjuvantes apenas assistem as mulheres em seu grande duelo feminino. Fugindo do realismo que predominava os filmes de faroeste da época.

3 comentários:

  1. Interessante ver que as mulheres pedem ajuda de um homem, mais na verdade se olharmos bem os homem não são nada pois às principais estrelas são as mulheres em seus combates feministas.

    ResponderExcluir
  2. A explicação permite tem uma maior visão de como o papel da mulher em uma sociedade esta cada vez mais se abrangendo. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Pelo descritivo sobre o filme, a unica coisa que posso dizer é que fiquei bem curioso em assisti-lo. Parece ser bem interessante esse contraste entre o gênero cinematográfico faroeste, filmes onde se exaltam os homens por sua bravura, e uma constante briga entre duas mulheres, deixando como espectadores, os que antes protagonizavam.
    Muito boa postagem

    ResponderExcluir